deutsch deutsch


O Sistema Automático de Análise no Filtro de Membrana da JOMESA:
Análise de Sujidade,Processo de Medição, A Patente de Identificação Metal Não Metal, Avaliação de Amostra, Limpeza do Óleo

JOMESA MAT3: Análise da Limpeza do Óleo



É amplamente conhecido que a limpeza de óleos modernos, para as unidades de transmissão automática e motores de alta potência, não pode ser medida por contadores de extinção óptica.
Os aditivos que estão presentes nesses óleos de alta tecnologia, confundem o princípio de detecção óptico (laser).
Dessa forma, a análise de sujidade através do filtro em um microscópio é o único caminho.

O antigo padrão ISO 4406/4407 não faz qualquer indicação relevante sobre o método e equipamento.
Como consequência, não é de se admirar, que os resultados de análises de diferentes laboratórios, utilizando equipamentos de contagem e diferentes métodos, sejam tão distintos.

Por fim, com esta situação inaceitável, foi criado um movimento entre os fabricantes de automóveis, fabricantes de óleos e fabricantes de equipamentos de medição para estabelecer um novo padrão. A JOMESA participa desse movimento ativamente desde o início.
O resultado deste movimento é o desenvolvimento de um novo padrão, DIN 51455: Óleos minerais líquidos - determinação do número de partículas e tamanho de partículas em óleos.







Esta evolução (DIN 51455), possui instruções, padrões e pré-requisitos operacionais e de equipamentos, que permitem obter resultados comparáveis em diferentes laboratórios e operadores.
Por exemplo, ele contém instruções precisas para a criação de diâmetro de avaliação, ajuste de brilho, limiares e requisitos para o equipamento de avaliação.

O sistema JOMESA MAT3 é fundamentado em um microscópio de materiais e atende todos esses requisitos.
Há além disso alguns destaques adicionais:
Contagem do tamanho de partícula a partir de 2µm
Usando uma câmera colorida e uma resolução efetiva de 0.4µm/pxl.

Ajuste automático de altura do foco (Software Autofoco)
A JOMESA foi a primeira empresa a introduzir esse método de focagem para análise de membrana filtrante. Desse modo é possível garantir que cada campo de visão está focado corretamente. Além disso, esse método é muito superior ao de um mapa de foco com interpolação aproximada.

Suporte/dispositivo próprio para o filtro
Este dispositivo assegura que uma membrana fique plana por estiramento do filtro, como a pele em um tambor. Embora o sistema seja capaz, por conta do software de autofoco, de realizar digitalizações em membranas enrrugadas, o tempo de análise reduz significativamente quando o filtro está plano.

Controle de luz automático (interface USB) com histograma baseado no controle de brilho.
Esta funcionalidade exclusiva da JOMESA, assegura que a configuração do brilho é controlado pela luminosidade do fundo da membrana (isto é, o valor máximo de um histograma de brilho).
Este método é consideravelmente superior ao de uma configuração de brilho baseada no obturador da câmara, em que o brilho da imagem total (fundo + patículas) deve ser utilizado.

Partícula padrão de acordo com a norma DIN 51455
Esta norma, pela primeira vez, exige o teste do equipamento com base em um padrão de partículas. O padrão de partículas vem com um certificado, garantindo a rastreabilidade em relação aos padrões nacionais.